sexta-feira, 11 de junho de 2010

Viva o amor! Feliz dia dos namorados!


Amanhã é dia dos namorados e nós sabemos o que isso de fato representa a cada uma de nós, poderia fazer como em outros tantos blogs que li, como conseguir um namorado, ou como fazer com que aquele possível rolo que nós temos finalmente evolua a um namoro. Mas não sou adepta de namoros desse tipo, ou as coisas acontecem por que de fato têm que acontecer, ou não há razão para ser. No entanto, mesmo me encontrando sozinha como muitas por ae, hoje eu me atenho a fazer um apelo, um apelo geral ao amor.
Há todo um receio que nos permeia quando o assunto é envolvimento sincero e verdadeiro com outrem, há quem prefira encontros casuais que satisfaçam ambas "necessidades" de momento, há que não acredite que hajam necessidades que precisem de outra pessoa para satisfaze-las. Levando em consideração a infinidade de sentimentos humanos, eu me atrevo a apelar para o que realmente importa.
Hoje muitas de nós só queria uma simples demonstração de afetuosidade ou calor humano, gostaria de uma atenção, ou um carinho, um sorriso ou simplesmente se dar conta de que é importante a alguém, ou estou errada?
Nos preocupamos tanto em encontrar alguém, em nos perguntar por que "aquele" fulano não me trata como eu gostaria, ou por que todo homem tem que ser assim, que além de nos tirarmos dos planos das prioridades, nos esquecemos de cultivar esse sentimento tão especial que é o amor.

Voltando ao meu apelo, ele se dá ao amor, se dá aquelas pessoas que conseguem se entregar e se propor a sentir tudo a que esse sentimento envolve. Se doar a alguém, sem medo, sem frustrações, sem perfeições, sem yin/yang, ou metade da laranja, ou mesmo alma-gêmea, por falar em almas gêmeas, a lição que tive no centro espirita é de que todos possuímos uma alma gêmea, mas ela não é nossa outra metade perfeita, ela possui suas limitações, muitas vezes nem nos damos conta de ser a nossa gemealidade por que não aceitamos que seja tão oposta ao nosso idealismo de completude, bastante curioso não? Mas voltando ao amor, felizes aqueles que acreditam sem ver jesus disse, o amor, tudo o que realmente importa nesse mundo, não precisa ser visto, somente sentido. Assim, brindo ao amor infantil, ao amor juvenil, ao amor adulto, ao amor da "melhor idade", todos enfrentam grandes desafios para a concretude deste ou não. Muitos como eu, conseguem ver beleza e um prazer todo especial em amar em silêncio e isso possui lá seus encantos.

Vou aproveitar pra dizer que admiro em especial aqueles que amam e conseguem conjugalizar esse amor, dividir ele e consequentemente somar ao amor de alguém é de uma complexidade muito grande, exige esforço e dedicação dobrados, a esses companheiros amorosos eu externo minha profunda admiração, só voces sabem da batalha de todo dia para não monotonizar o relacionamento, manter o fogo da paixão aceso e ainda atravessarem os problemas...é por que ainda tem gente que pensa que namorar é a solução para todo seu problema, no entanto, não tem real noção da responsabilidade que somamos quando nos responsabilizamos pelos sentimentos e por cuidar de outra pessoa, por isso a frase " te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"(Antoine de Saint-Exupéry) e é a mais pura verdade.

Como me encontro sozinha, mas "enrolada" em meio a um emaranhado de sentimentos que não me sinto capaz nesse momento de descrever, eu li um poema muito fofo da ilustrissima Clarice Lispector que se resume na complexidade que há em amar :

Não te amo mais.
Estarei mentindo dizendo que
Ainda te quero como sempre quis.
Tenho certeza que
Nada foi em vão.
Sinto dentro de mim que
Você não significa nada.
Não poderia dizer jamais que
Alimento um grande amor.
Sinto cada vez mais que
Já te esqueci!
E jamais usarei a frase
EU TE AMO!
Sinto, mas tenho que dizer a verdade
É tarde demais...

(agora leia de baixo pra cima, por favor!)

Interessante como conseguimos ser contraditórios e nos surpreender. Toda vez que eu exito em dizer algo que eu penso por medo ou qualquer sentimento amendrotador, que eu acabo camuflando meus reais sentimentos e me fazendo entender exatamente ao contrário do que eu gostaria, eu lembro desse poema. Quisera que todas as pessoas possuíssem a sensibilidade de nos traduzir de trás pra frente, de baixo pra cima, como a esse poema.

E repito, o dia dos namorados é para aqueles que realmente se cuidam, e cuidar como eu costumo dizer: " Cuidar é mais que um ato, é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção, de zelo, e de desvelo. Representa uma atitude de ocupação, de preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro".

Cuidemo-nos todos uns dos outros, esse é um dos grandes propósitos da vida, isso move-nos espiritualmente e elava-nos a um grau de consciência e de amor muito maior, nos faz dar real valor as pessoas e a vida. Por isso eu admiro tanto quem sabe amar, quem cuida, quem se importa de fato com outras pessoas além de si mesmo, é por isso que amar é para os nobres de alma, para os fracos sobra a banalização, a solidão profunda de não conseguir sentir por ninguém o que não sentem nem por si mesmos.

E para os que possuem consciência disso tudo e estão se sentindo só nessa véspera de dia do amor, não sintam-se, eu me encontro na mesma situação em que voces e busquei focar que poucos nesse esplendoroso dia de fato estão juntos por amor, muitos estão como Drummon diria, por "obrigação", por não saber estar sozinho, por ter medo da solidão, por não querer que a outra pessoa sofra ...por vários motivos, por isso deixo a frase do mesmo mestre Andrade para que reflitam : "Cumpra sua obrigação de namorar, sob pena de viver apenas de aparência, de ser o seu cadáver itinerante". Agora sentem-se melhor? Estamos acompanhados de nós mesmos antes de tudo, estamos com amigos, estamos com o consolo dos mestres da literatura com a infinidade de livros que temos, estamos com a dignidade de só unirmos nossa estrada a de outra pessoa quando pudermos de fato amá-las em plenitude, somos sinceros e honestos conosco e com o mundo a nossa volta, tem nobreza maior? Somos felizes sempre, é uma escolha que decidimos ao acordar pela manhã e querer lascar um sorriso no rosto, abrir os braços e seguir em frente.

Desejo por fim aos que amam, que esse amor perdure, aos que amam a si mesmo que estejam prontos para amar outro alguém e aos que sofrem de amor que tenham forças para recomeçar.

4 comentários:

  1. Namoro é algo antigo, muito antigo, no entanto nada mais novo e revolucionário. Namoro é como uma prova,uma dedicação intensa, a seduação tem que ser initerrupta, os minutos são contados, os meses comemorados, a vontade de surpreender não passa, sem falar da saudade, Depois de dias se vendo só de vez em quando, viajar para passar um fim de semana juntos vira o céu na terra: Nunca uma sexta-feira nasce tão aguardada, nunca uma segunda-feira é enfrentada com tanta leveza.

    Como é bom Amar!

    ResponderExcluir
  2. Eu acabei de entregar minhas próprias armas!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (estava de mal humor até vim postar aqui e perceber o que escrevi!!!)

    ResponderExcluir
  3. estás amando dinho?? q lindoooo!!!

    parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Amando?! É... acho que sim... É, acho que sim... É, acho que estou Amando(a)!!!

    ResponderExcluir

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

FemmeApoteose Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez