sábado, 11 de fevereiro de 2012

♥ namorar, morar junto e casar ♥




Estou de volta...1 ano se passou e nem preciso adentrar sobre as inúmeras mudanças que passei. Estágio, faculdade, diversão, paixões e amor.

E hoje vou abordar um tema que tem me custado muita reflexão, altas dose de racionalismo e pés no chão.

Certo dia, estava eu revendo pela milésima vez os filmes da Jane Austen, uma das minhas escritoras favoritas inglesa. Filmes como "razão e sensibilidade" me despertam pra pureza dos sentimentos conjugais do séc. XVIII, me remetendo a uma época em que nós mullheres éramos sim submissas, mas almejávamos valores inestimáveis como casar com um bom provedor e construir uma família estruturada. Éramos educadas para tal e a busca pela pessoa ideal aos padrões da época era a coisa mais importante na vida de uma jovem, quando na maioria das vezes "o amor nascia da convivência e não morria dela". Atentando então pra sensação de satisfação que o filme passou quando a mulher então encontrou esse homem e em pouco tempo útil já se relacionou, casou e teve filhos, sem desperdiçar nenhum tempo de sua juventude, observamos o valor que a construção da família tinha.

Trazendo agora para os dias atuais, me analisando intrínsecamente, tento me perguntar até que ponto eu analiso o meu namorado e a minha relação, como uma relação que possa desenvolver-se a ponto de morarmos juntos, dele se tornar o meu marido e o pai dos meus filhos.

Muito polêmico não? Mas temos que admitir que essa é sempre uma questão que perpassa pela cabeça faminina, não só a minha. O fato, é que me encontro com 23 anos, em um namoro +/- estável a 3 meses, com um sentimento que só cresce e me deparei com uma situaçã: Será mesmo a hora de morar junto e construir com esse homem?

Bom, se fosse antigamente, a oportunidade certamente não seria desperdiçada, se considerado "Um bom partido" para mim, só que antes de morar viriam etapas como: noivar, casar e aí sim unir as escovas de dentes. Hoje porém, possuímos mais tempo de escolha e a opção de unir as escovas sem passar pelas outras fases, pulando etapas da vida. Mas até que ponto isso é saudável?

Analisando:

Antes, deixávamos nossa casa e ambiente familiar para trás, para seguir um caminho sem voltas, com uma enorme segurança de que dali para frente inciaríamos a nossa família e seguiríamos pelo mesmo caminho até a morte, amparadas pela figura do marido e patriarca. Hoje...saímos de casa, para aventurar com outro alguém que mal e porcamente assumiu um compromisso sentimental conosco, sem a menor garantia de ter sucesso, durabilidade. Correndo riscos imensos de voltar para casa com o rabinho entre as pernas, machucadas e com metade dos bens, pois a união estável já assegura direito a bens conjugais.

Então, como saber se é o momento e a pessoa certa?

Correr o risco, me parece a única alternativa, pois não há garantias de sucesso e felicidade nas relações hoje em dia e isso me aflige e muito. No entando, aí seguem análises importantes para termos uma prévia se é com este homem que pretendemos morar juntos, noivar e casar.

1) Instabilidade, insegurança, desonestidade... são problemas crônicos da nossa sociedade. Então começar analisando a personalidade e o caráter dos nossos parceiros, se elas corresponderem aos nossos princípios, já passa da primeira etapa.

2) Ciúmes, hoje as pessoas perderam o respeito pela liberdade um do outro e para dividir por completo a sua vida com alguém é importante garantir noções de espaço, liberdade e respeito.

3) Ambição, egoísmo, não dá pra arriscar com um homem que não pensa em crescer, não pensa em melhorar as finanças e garantir conforto e qualidade de vida ao casal. E pior de tudo só olha pro seu próprio umbigo.

4) Companheirismo, é preciso mais que um parceiro sexual, mas um amigo pra contar nos inúmeros momentos difícieis que podemos passar. Por isso ter certeza de que é alguém que podemos encontrar apoio é de suma importância.

5) É preciso que o sentimento seja AMOR

Depois de esclarecer pra mim mesma o que era preciso que encontrasse no meu namorado e ter concluído que sim, ele alcança todos os pré-requisitos e ainda sim encontrar dúvidas, cheguei a conclusão que só avançando para a etapa de morar junto me indicará se ele é o homem com quem quero construir a minha vida realmente.

Hoje as coisas mudaram, muitas pra pior, mas podemos transforma-las em coisas positivas, e ensaiar viver com alguém que amamos antes de fazer uma escolha que pode ser definitiva em nossas vidas, pode fazer toda a diferença.

Então, Boa Sorteee para mim e para todas que pretendem unir as escovas de dentes com seus amados!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

FemmeApoteose Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez